sábado, 24 de julho de 2010

POR QUE AS VITAMINAS SÃO TÃO PODEROSAS?

As vitaminas são substâncias orgânicas que agem, em diminuta quantidade, como ca¬talisadores, possibilitando as reações químicas dos organismos vivos. Estão presentes nas plantas e nos animais. Algumas vitaminas, entretanto, são contra-indicadas em altas doses, pois se acumulam no organismo e podem provocar doenças, como deficiência imunológica grave. É o caso das solúveis em gordura (lipossolúveis), que são a A, a D, a E e a K. Por isso, é necessário con¬sultar um médico, para fazer uso das vitaminas de farmácia, nunca se esquecendo de ler atentamente as bulas. As vitaminas solúveis em água (complexo B e vitamina C) em não oferecem risco em caso de superdosagem porque são eliminadas pela urina.
É sempre preferível usar as vita¬minas que existem nos alimentos, pois sua composição química é mais eficiente que a dos produtos sinteti¬zados em laboratório. Além disso, a parcimônia com que são fornecidas pela natureza (os seres vivos as produzem e utilizam em doses mui¬to pequenas) impede o risco de superdosagem.


Vitaminas A, D, E e K, as lipossolúveis
Veja a seguir as principais características químicas das vitaminas lipossolúveis, que não podem ser ingeridas em excesso porque se acumulam no fígado. A lista de vitaminas traz também os alimentos que as contêm, além dos principais sintomas provocados pelo excesso de cada uma delas.



Vitamina A
Também chamada retinol ou axeroftol, é fornecida pelos vegetais sob a forma de betacaroteno e pelos produtos de origem animal em forma de vitamina A. É transformada pelo nosso organismo em ácido retinóico. Atua na composição das proteínas chamadas Rhodopsin que reagem à luz e tornam a visão possível. Alivia o glaucoma, a secura dos olhos e é capaz de prevenir e interromper o desenvolvimento das cataratas. O ácido retinóico também atua no metabolismo de todas as células. Age como poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Fortalece os dentes, tonifica as camadas internas da pele, tornando-a mais elástica, além de combater a caspa, a psoríase e a acne. Trata alguns tipos de herpes. Em uso interno e externo, acelera a cicatrização das queimaduras.
A vitamina A está presente em alimentos de origem animal (fígado bovino, leite e derivados, gema de ovo) e vegetal (folhas verde-escuras como as do espina¬fre, salsa, agrião, beterraba etc., e frutos e raízes de coloração alaranjada ou avermelhada, como cenoura, tomate amarelo e vermelho, manga, abóbora, caju. Os alimentos com maiores índices de vitamina A (sob a forma de seu precursor químico, o betacaroteno ou protovitamina A) são os seguintes, em miligramas a cada 100 gramas: damasco seco, 17,6; pêssego seco, 9,2; batata doce cozida, 8,8; cenoura, 7,9, couve, 4,7; melão, 3,0; abóbora, 2,4; manga, 1,3.
Atenção: o excesso de vitamina A sintética pode provocar lesões no fígado, perda de cabelos, visão borrada e dores de cabeça.

Vitamina D
Também chamada calciferol, a vitamina D promove a absorção de cálcio sob a ação da luz solar e participa de sua deposição nos ossos. É essencial para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, atuando também nos sistemas imunológico e circulatório, pois fortalece os glóbulos brancos, as artérias e veias e o coração. Participa ainda do metabolismo do cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É sintetizada pela pele a partir de ingredientes vegetais e do colesterol contido nos alimentos de origem animal. Atua como um hormônio que mantém os níveis de cálcio e fósforo estáveis no sangue, aumentando ou diminuindo sua absorção pelo intestino delgado. É importante para crianças, gestantes e mulheres que amamentam. A falta de vitamina D provoca o raquitismo, doença que enfraquece os ossos.
Existe em alguns alimentos (como o óleo de fígado de bacalhau), mas é principalmente produzida pelo nosso próprio organismo, através da pele exposta aos raios solares. As pessoas mais velhas (principalmen¬te mulheres depois da menopausa) sofrem mais carência de vitami¬na D, porque sua pele vai perden¬do a capacidade de produzi-la. Por isso, devem tomar sol pela manhã, antes das 10 horas, e à tarde, depois das 16 horas, incluindo também em seu cardápio diário alimentos que contenham cálcio e vitamina D, de preferência com acompanhamento médico. Também é antioxidante e retarda o envelhecimento.
A vitamina D adicional pode ser encontrada nos seguin¬tes alimentos: gema de ovo, leite integral e seus derivados, óleo de fígado de certos peixes (como baca¬lhau), carnes de peixe em geral. Alimentos com maior teor de vitamina D, a cada 95 gramas: sardinha, 1.500 U.I.; salmão vermelho, 800 U.I.; atum, 200 U.I.; leite, 100 U.I.
Atenção: o excesso de vitamina D na for¬ma sintética pode provocar aumen¬to dos níveis de cálcio, causando distúrbios musculares e cardíacos, e disfunções imunológicas.

Vitamina E
Também chamada tocoferol, a vitamina E só está pre¬sente nos vegetais. É um tipo de óleo que aparece em maior concen¬tração nas amêndoas oleaginosas não torradas (amendoim cru, avelã, castanha, castanha-do-pará, noz, noz-pecã, noz macadâmia e outras), germe de trigo, óleos vegetais (mi¬lho, soja ou girassol), margarinas e verduras de folhas verde-escuras. Alimentos com maior teor de vitamina E (em mg a cada 95 g): sementes de girassol, 52; amêndoas e nozes, 22; avelã, 21; amendoim torrado, 11; castanha-do-pará, 7, germe de trigo, 28; soja seca, 20; farelo de arroz, 15, óleo de germe de trigo, 250; óleo de soja, 92; óleo de milho, 82, gergelim, 28; amendoim, 24. Impede a oxidação das gorduras poliinsaturadas, agindo como antioxidante, o que previne o câncer e as doenças vasculares (como problemas coronarianos, varizes e hemorróidas). Retarda o envelhecimento. Fortalece o sistema imunológico e regenera tecidos. Combate a doença fibrocística dos seios e a tensão pré-menstrual. É essencial para o bom funcionamento dos músculos e para a formação das células sexuais (óvulos e espermatozóides). A falta de vitamina E pode provocar esterilidade. Constatou-se que uma dieta rica em vitamina E previne e mal de Parkinson e o câncer de próstata. Previne contra a malária.
A carência de vitamina E está ligada a cataratas, derrames e disfunções neurológicas que afetam o sistema nervoso, os olhos e os músculos.
Atenção: o consumo excessivo de vitamina E em suplementos de farmácia pode fazer mal, pois essa vitamina é cumulativa (como todas as lipossolúveis) e em excesso provoca aumento de níveis de cálcio que pode até matar células cerebrais.

Vitamina K
É o nome de várias substâncias imprescindíveis para a coagulação do sangue. A principal é a vitamina K1 (filoquinona ou fitomenadiona), fornecida pelas plantas, principalmente as folhagens verdes. A vitamina K2 (menaquinona) é sintetizada por bactérias no trato intestinal. A vitamina K3 (menadiona), sintetizada em laboratório, é duas vezes mais potente que as vitaminas K1 e K2. A deficiência de vitamina K é rara, pois é bastante distribuída nos alimentos e sintetizada por micróbios em nosso próprio intestino. Mas pode ocorrer carência dessa vitamina nos casos de uso contínuo de antibióticos, o que provoca tendência a hemorragias.


As vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis)

Dois importantes grupos de vita¬minas são solúveis em água (hidrossolúveis), o que permite a rá¬pida eliminação do excesso pelo organismo. São eles o com¬plexo B e a vitamina C. As vitaminas solúveis em água não se acumulam no organismo e por isso não costumam provocar graves problemas se forem ingeridas em excesso, como acontece com as solúveis em gordura. Mas é sempre bom ser moderado, para não desperdiçar o remédio à toa (ele é eliminado pela urina). O excesso dessas vitaminas hidrossolúveis sob a forma de suprimentos de farmácia também pode provocar gastrite e pedras nos rins.

Complexo B: o que é e onde encontrar
O complexo B é constituído por dez vitaminas: B1 (ou tiamina), B2 (ou riboflavina), B3 (ou niacina), B6 (ou piridoxina), B12 (ou cobalamina), ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, inositol e colina. Veja, a seguir, as vitaminas, os principais alimentos que as contêm e os problemas de saúde que elas combatem.

Vitamina B1
Também chamada tiamina ou vitamina F, a vitamina B1 contribui par o bom funcionamento do sistema nervoso dos músculos e do coração. Dentro das células, é importante agente no metabolismo da glicose. Sua deficiência causa lesões cerebrais que podem ser irreversíveis. Sintomas de falta de vitamina B1: insônia, irritabilidade, perda de apetite, queimação nos pés, perda do tato e da memória, falta de concentração. A deficiência ocorre com mais freqüência em alcoólatras, desnutridos com vômitos freqüentes e após cirurgia de redução do estômago. Os antiácidos, o álcool, o café e o cigarro prejudicam sua absorção pelo organismo.
Existe, em maior quantidade, nos cereais integrais (como arroz e trigo não-beneficiados, e pão integral), nas amêndoas olea¬ginosas (nozes, avelãs, castanhas-do-pará) e nas folhas verde-escuras. Também está presente nas carnes, principalmente no fígado, e em al-gumas frutas.

Vitamina B2
Também chamada riboflavina, lactoflavina ou vitamina G, é importante no metabolismo das gorduras, dos açúcares e das proteínas. Por fortalecer a microcirculação, é vital para a saúde dos olhos, da pele, da boca e dos cabelos. Sintomas de falta: rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira, ardor nos olhos, sangramento das gengivas, pele seca, depressão, catarata e desânimo. Tem ação estimulante das enzimas do organismo. Degrada-se na presença da luz. É usada como corante pela indústria alimentícia (chamado E101 e E101a). A maior concentra¬ção está nas vísceras (principalmen¬te fígado), na gema de ovo, no leite integral e em seus derivados, nos vegetais amarelos, na levedura de cerveja e nos grãos de leguminosas.

Vitamina B3
Também chamada niacina, vitamina PP ou ácido nicotínico, tem ação importante na produção de energia pelas células do organismo e na reparação de seu DNA. Remove moléculas tóxicas do organismo e age na produção de hormônios esteróides, como os das supra-renais, os sexuais e os que dão resposta a situações de estresse. Combate a pelagra, doença que se caracteriza por fraqueza, depressão e pele ressecada, com manchas marrons. É sin¬tetizada pelo próprio organismo, a partir de aminoácidos presentes nas proteínas ingeridas. Está também presente nas leveduras e em muitos alimentos de origem animal e vegetal, como leveduras, frutas secas, amêndoas oleaginosas (como amendoim), cereais integrais, vários legumes, frutas e verduras (como brócolis, tomate, cenoura, aspargo, jiló abacate e batata-doce),carnes magras e miúdos animais, como fígado.

Vitamina B5 – Veja Ácido pantotênico adiante.

Vitamina B6
Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 é absorvida pelo intestino delgado, mas, diferentemente de outras vitaminas do complexo B, não é totalmente eliminada pelos rins, ficando armazenada nos músculos. Está envolvida no mecanismo de respiração celular (em que o oxigenio é transformado em energia). Também participa da quebra e ordenação química das proteínas. Fortalece as gestantes e garante o desenvolvimento normal das crianças. É essencial no metabolismo do triptofano, que ajuda a converter em vitamina B3. Alcoólatras e mulheres grávidas podem apresentar deficiencia de vitamina B6. Sua deficiencia é rara, mas alguns remédios, como a isoniazida, podem diminuir suas concentrações no organismo. Sua falta causa dermatite, anemia, gengivite, náuseas, irritabilidade. Está presente nas legumi¬nosas, nas carnes, nos ovos, no fíga¬do, em cereais integrais e em algu¬mas frutas, como a goiaba. A seguir, alguns problemas de saúde que ela ajuda a resolver.

Vitamina B7 – veja Biotina adiante

Vitamina B8 – veja Biotina adiante

Vitamina B9 – veja Ácido fólico adiante.

Vitamina B12
A cobalamina ou cianocobalamina é essencial na formação dos glóbulos vermelhos e no metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos. Combate anemia, fortalece a memória, a concentração, os reflexos e melhora os distúrbios de locomoção. Combate o estresse, pela ativação das glândulas supra-renais. Atua na formação de espermatozóides fortalece o sistema imunológico e melhora a disposição dos idosos. Segundo a agência americana de alimentos, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo humano é de 2,4 microgramas (mcg) para adultos, 1,2 mcg para crianças de até oito anos e 2,8 mcg para gestantes e mães que amamentam.A vitamina B12 não é sintetizada pelo homem, nem pelos animais nem pelas plantas superiores, sendo produzida apenas por alguns micro-organismos que vivem em simbiose com plantas e animais. É incorporada ao organismo pelo processo digestivo e armazenada no fígado, que, malpassado, é a maior fonte exterior dessa vitamina. Também existem concentrações de B12 nos ovos, no leite e na carne de peixe.
As pessoas que não usam produtos de origem animal devem aumentar a produção de B12 em seu organismo ingerindo iogurte, produtos com lactobacilos e bebendo um copo de água pela manhã, antes de escovar os dentes (bochechar a água e engoli-la, para ingerir os micróbios que se multiplicaram na boca, durante a noite). Os vegetarianos ortodoxos devem também consumir cápsulas de espirulina - um tipo de alga que é uma das poucas fontes de B12 no reino vegetal.





Ácido pantotênico
Também conhecido como vitamina B5 ou pantotenato, está presente prin¬cipalmente nos rins, no coração, no fígado, em cereais integrais, no amendoim, nos ovos e na levedura de cerveja. Melhora a resposta ao estresse e ajuda no metabolismo de açúcares, proteínas e gorduras. A seguir algumas de suas aplicações. Fortalece os cabelos, alivia problemas gastrointestinais, combate o estresse e fortalece o sistema imunológico, ajudando-o a combater vírus.
Ácido fólico
Também chamado vitamina B9, vitamina M e folacina, é encontrado nos vegetais de folhas escuras, nas no¬zes, na levedura de cerveja, nos rins, em cereais integrais, no fígado e nas leguminosas. Atua na formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Mantém os espermatozóides saudáveis, ajuda no tratamento de anemias, combate o mal de Alzheimer e previne hipertensão, doenças cardíacas e derrame. Fortalece os cabelos, combate dores de cabeça, diminui os índices de colesterol, alivia problemas do sistema gastrointestinal, combate o estresse, tonifica o aparelho reprodutor feminino. A falta causa anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dor de cabeça, problemas de crescimento, insônia, problemas de memorização, dores nas pernas e fraqueza. O excesso provoca um quadro de excitação e irritabilidade. Maiores fontes de ácido fólico (em mg por porção): fígado de galinha cozido (1/2 xícara), 539; quiabo cozido (1/2 xícara), 134; suco de laranja fresco (1 xícara), 136; espinafre cozido (1/2 xícara), 130; feijão branco cozido (1/2 xícara), 120; feijão roxo cozido (1/2 xícara), 114; soja cozida (1/2 xícara), 100; abacate (1/2 fruta), 85, beterraba cozida (1/2 xícara), 45.
Biotina
Também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, a biotina é produzida por bacté¬rias da flora intestinal e está presente em carnes de aves, peixes (prin¬cipalmente sardinha), no fígado (principalmente de boi e de aves) e na levedura de cerveja. Outras fontes: pólen de flores, gérmen de trigo, laranja, alfafa germinada, nozes, melão, iogurte. Atua diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos carboidratos e proteínas pelo organismo. Uma de suas principais funções é neutralizar o excesso de colesterol. Apressa a cicatrização e a regeneração de tecidos, combate eczemas e furunculose. Fortalece o couro cabeludo e combate a caspa.


Colina
Presente na gema de ovo, na soja, no feijão, nos miolos, no fígado e nos rins, é uma amina natural presente nas gorduras das membranas celulares. Forta¬lece a memória e aumenta a capacida¬de de concentração. É também componente básico do neurotransmissor acetilcolina. Importante durante a gravidez, pois comanda a formação do tecido cerebral do feto.

Inositol
Existe nas frutas em geral, em amêndoas oleaginosas e nas vísceras. É necessário para o funcionamento de vários mecanismos celulares e fortalecimento da membrana das células. Funciona como modulador de atividade da insulina, além de decompor gorduras e reduzir os níveis de colesterol. Combate problemas de crescimento, depressão, excesso de glicose no sangue e esclerose.

Vitamina C
Também chamada ácido ascórbico, é a vitamina C que dá aquele gostinho azedo às frutas e algumas verduras, como beldroega. Ela é um poderoso antioxidante e por isso retarda o envelhecimento e fortalece os capi¬lares do sangue. Também aumenta a absor¬ção de ferro pelo intestino e ajuda o organismo a sintetizar ácido fólico, que acelera a produção de células brancas e vermelhas do sangue.
A vitamina C previne e trata alergias (inclusive asma e resfriados), arteriosclerose, câncer, problemas de cicatrização, problemas cardíacos, estresse, cansaço, tem ação cicatrizante sobre ferimentos, atua na formação de hormônios sexuais (prostaglandinas) responsáveis pela fertilidade. Também aumenta a resistência do organismo a infecções, estimulando a produção de anticorpos e a ação de células especializadas, os linfócitos, favorecendo a resistência contra infecções, principalmente as causadas por vírus e bactérias. Por isso, é eficaz para prevenir e tratar gripes, resfriados e outras infecções. Atua na formação dos ossos e da dentina, sendo um dos fatores de absorção do cálcio. Diminui os efeitos da síndrome de abstinência em pessoas que usam drogas. Protege e fortalece a córnea, favorecendo a boa visão. Sua falta crônica provoca o escorbuto, doença caracterizada por sangramento das gengivas, quebra dos dentes, hemorragias cutâneas, fraqueza, debilidade óssea e diarréia.
Nossas necessidades diárias de vitamina C não passam de 60 miligramas, quantidade exis¬tente numa salada de couve crua, em duas laranjas ou numa única. As frutas e saladas que contêm vitamina C devem ser comidas cruas e frescas, pois perdem grande parte do ácido ascórbico quando cozidas, congela¬das ou trituradas em liquidificador. A falta de vitamina C causa inúmeros distúrbios de saúde, inclusive uma doença chamada escorbuto, que mata provocando hemorragias. O excesso de vitamina C sob a forma sintética pode causar pedras nos rins em alguns casos. O tratamento com megadoses de vitamina C, defendido pelo cientista norte-americano Linus Pauling, tem sido criticado.
Fontes: frutas (em miligramas a cada 100 gramas): acerola (3.500 mg); araçá (cerca de 300 mg); kiwi (265 mg); caju (os de casca ama-rela possuem 200 mg, enquanto os de casca vermelha, apenas 35 mg); goiaba (as brancas têm 80 mg con¬tra 30 mg das vermelhas); morango (70 mg); abacaxi (25 mg). As frutas cítricas (apesar de serem sinôni¬mo de vitamina C) possuem essa substância em menor quantidade que as frutas anteriores: os limões e as laranjas do tipo seleta têm 45 mg em cada 100 gramas e as tangeri¬nas, 40 mg; manga (40 mg). Também contém vitamina C o mamão (23 mg), a carambola (32 mg), a fruta-do-conde (28 mg), o melão (29 mg) e a maçã (6 mg); verduras (em miligramas a cada 100 gramas): rúcula (151 mg); rabanete (66 mg); mostarda (55 mg); folhas de nabo (66 mg); salsa (180 mg); beter¬raba, (50 mg); salsão (90 mg); couve (108 mg); couve-flor (72 mg); espinafre (15 mg); agrião (44 mg); repolho (40 mg); catalônia (40 mg); alface (15 mg); acelga (42 mg); escarola (6 mg). Outra hortaliça importante é o fruto do pimentão (140 mg). Alimentos com maior teor de vitamina C: goiaba (1 fruta), 165 mg; pimentão vermelho (1 unidade), 141 mg; melão (1/2 fruta), 113 mg; mamão papaia (1/2 fruta), 94 mg; morango (1 prato), 94 mg; couve cozida (1/2 xícara), 27 mg.

BIBLIOGRAFIA

BALBACH, Alfons, As Frutas na Medicina Doméstica, São Paulo, Edições ‘A Edificação do Lar’ (Edel), s/d.
BALBACH, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica, São Paulo, Edições ‘A Edificação do Lar’ (Edel), s/d.
BALBACH, Alfons, As Plantas Curam, São Paulo, Edições ‘A Edificação do Lar’ (Edel), s/d.
BIAZZI, Eliza, Sucessos da Cozinha Saudável, São Paulo, Editora Tempos, 2004.
BRODY, JANE E., O Livro de Saúde do The New York Times – Como sentir-se em forma, comer melhor e viver mais, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1999
CARPER, JEAN., Alimentos, o melhor remédio para a boa saúde, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1995
CASCUDO, Luís Camara, História da Alimentação no Brasil, São Paulo, Editora Itatiaia/Editora da Universidade de São Paulo, 1983.
CASTELL, GEMMA SALVADOR., Larousse da Dieta e da Nutrição, Rio de Janeiro, Editora Larousse, 2004.
CORRÊA, Pio, Dicionário das Plantas Úteis no Brasil e das Exóticas Cultivadas, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1978.
CUNHA, LARA NATACCI, Diet Book – Respostas às Dúvidas mais Comuns sobre Alimentação e Saúde, São Paulo, Editora Mandarim, 1999.
DUFTY WILLIAM., Sugar Blues, Editora Ground, Rio de Janeiro, 1975
GOMES, Marcos, As Plantas da Saúde, São Paulo, Edições Paulinas, São Paulo, 4ª edição, 2010.
HIRSCH, SONIA., Manual de Bichos que Dão em Gente, Corre Cotia, Editora, Rio de Janeiro, 1999
HOEHNE., Plantas e Substâncias Vegetais Tóxicas e Medicinais, Departamento de Botânica de SP, 1978
LOBO FRANCO, Lelington, 100 Sucos com Poderes Medicinais, São Paulo, Editora Elevação, 2005.
PANIZZA, Sylvio, Plantas que Curam (Cheiro de Mato), São Paulo, Ibrasa, 1998.
PANIZZA, Sylvio e PANIZZA, Sylvio T., Ensinando a Cuidar da Saúde com as Plantas Medicinais – Guia Prático de Remédios Simples e Naturais, Rio de Janeiro, Ediouro, 2005.
RIVOLIER, CAROLINE (e outros)., Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais, Seleções do Reader’s Digest, Lisboa, Portugal, 1986
ROTMAN, Flávio, A Cura Popular pela Comida, Rio de Janeiro, Editora Record, 10ª edição, 1986.
SAÚDE É VITAL (revista mensal), ano 11, nº 3, 1994, São Paulo, Editora Azul, 1994.
STEVENS, NAEIL., Tabela de Calorias, São Paulo, Editora Ísis, 2003.
WALZBERG, CATHARINA., 170 Receitas para Recuperação da Saúde, edição do Retiro para Recuperação da Saúde, Itapecerica da Serra, sem data
WALZBERG, CATHARINA, Você Pode Ter Saúde, Basta Querer, Rio de Janeiro, Editora Rocco, 2004.
GUIAS ESPECIAIS da revista SAÚDE É VITAL, números dedicados a Vitaminas, Chás, Curas Alternativas, São Paulo, Editora Azul, s/d.

SITES
Pesquisas genéricas: WWW.google.com.br; WWW.altavista.com; WWW.wikipedia.com.br; WWW.todafruta.com.br; pesquisas acadêmicas divulgadas na internet: WWW.google.academico.com; lattes.cnpq.br

Um comentário:

  1. DÁ A IDEIA QUE O ACONSELHAMENTO MÉDICO É INDISPENSÁVEL, DADA A COMPLEXIDADE DA MATÉRIA, CORRECTO?

    ResponderExcluir